Em 1992 a ONU aprovou a "Declaração Universal pelos Direitos da Água." O dia 22 de Março foi estabelecido como Dia Internacional da Água pela resolução 147/193 (22/02/1993).
Percebam que isto foi a menos de duas décadas. Muito do que produzimos de legislação de proteção à água mundo afora são interiores. Por que será? É simples. Numa sociedade democrática o principal fator de segurança para os cidadãos é a Lei. Ocorre que sem a consciência cidadã a lei é nula ou "não pegou" como dizemos aqui no Brasil. É neste contexto que o Dia Mundial da Água ajuda e muito a mobilizar consciências e praticas em favor de todos: sociedade alerta, instituições eficientes!
Neste aspecto, o que pode fazer José e Maria, cidadãos comuns, com o pouco tempo e em escassas condições financeiras?
Podem tomar consciência de que sua participação é fundamental.
Economizar para não faltar. Você precisa gastar menos.
Há nas cidades brasileiras 12 milhões de domicílios sem acesso a rede pública de abastecimento de água. um terço da água tratada perde-se, vão pelos canos, antes de chegar aos domicílios.
Ainda se tratando de Brasil temos poluição difusa: sacolas plásticas e outros resíduos que descartamos de qualquer jeito. Some-se a isto o desmatamento dos topos de morros e beiras de rios que poderiam ajudar na proteção das nascentes.
Enfim, a boa noticia é que nos últimos oito anos o governo brasileiro vem organizando leis que tenham efeito, como a exigência de ficha limpa com o meio ambiente para acessar financiamentos. Para burlar essa lei pleiteiam mudar o código florestal no Congresso.
Em Mauá a novidade é que estão em andamento vários programas visando à melhoria de nossas águas. a Foz do Brasil está implantando o sistema de coleta de esgotos e até 2014 estaremos coletando e tratando quase cem por cento de nossos dejetos domésticos e produzindo água industrial para o pólo petroquímico.
É isso. O planeta. O Brasil. A cidade de Mauá. Seus filhos e netos precisam de você para garantir-lhes água. O que você quer? Sabe? E pode fazer?
Fonte: Secretaria do Meio Ambiente.
Leis aprovadas do Vereador Professor Batinho
Leis aprovadas do Vereador Professor Betinho.
Lei n° 4449/09 - Programa "adote uma Praça";
Lei n° 4461/09 - Colocação de placas indicativas de profundidade nas piscinas;
Lei n° 4466/09 - Instituição da " Semana da Árvore";
Lei n° 4467/09 - Dispõe colocação de Lixeiras defronte empresas e comércios;
Lei n° 4468/09 - Dispõe projeto " Nasce uma criança, Nasce uma Árvore";
Lei nº 4612/10 - Determina a proibição de compra, venda, fornecimento e consumo de bebida alcoólica em eventos promovidos pelo Poder Executivo.
Quem sou eu
- Prof° Betinho
- Professor Betinho, morador do município de Mauá há 39 anos, graduado em Educação Física e Pedagogia, tem 21 anos de experiência no ensino público. Foi Conselheiro Tutelar por dois mandatos no município de Mauá, chegando a ocupar a presidência dessa instituição. Foi coordenador de programas sociais da Secretaria de Assistência Social de Mauá, onde lutou pela ampliação dos projetos “Casa da Juventude”, “Bombeiro Mirim”, “Agente Jovem” e a implantação do “Centro de Referência de Assistência Social – CRAS”. Em 2008 tornou-se Vereador pelo PSDC, representando a população de Mauá com toda seriedade e perseverança. Como Vereador, Professor Betinho sempre lutou pelos direitos da população, entre as diversas áreas que atua, priorizando duas áreas que nos afetam diretamente: Educação e Saúde. Tendo como bagagem essa experiência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário