Educadores de 4.658 escolas públicas dos 26 estados e do Distrito Federal concluem em dezembro o curso de prevenção do uso de drogas, oferecido pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceira com a Universidade de Brasília (UnB).
Estão em formação 25.014 professores, coordenadores e gestores de escolas com turmas de quinta a oitava séries do ensino fundamental (sexto ao nono ano) e do ensino médio.
Estão em formação 25.014 professores, coordenadores e gestores de escolas com turmas de quinta a oitava séries do ensino fundamental (sexto ao nono ano) e do ensino médio.
O curso a distância tem 120 horas. Os educadores que cumprirem todas as tarefas receberão certificado de extensão universitária expedido pela UnB. Para obter o certificado, cada equipe escolar (cinco educadores) precisa apresentar um projeto de prevenção para aplicar na sua escola. Os estudos e atividades são desenvolvidos a partir de materiais didáticos individuais enviados pela universidade, além do apoio de 250 tutores durante os quatro meses da formação, de agosto a dezembro deste ano.
Os tutores do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas da UnB tiram dúvidas por correio eletrônico, orientam o estudo dos conteúdos e a elaboração do diagnóstico da situação da escola e da comunidade, além da construção do projeto final.
O objetivo do Ministério da Educação e da Secretaria Nacional de Políticas de Drogas é formar educadores capazes de desenvolver programas de prevenção do uso de drogas, detectar comportamentos de risco na escola, abordar adequadamente crianças e adolescentes, e encaminhar alunos e familiares para a rede de serviços existente no município.
“Com educadores capacitados a orientar as nossas crianças contra as drogas estaremos seguindo para um futuro melhor.”
Fonte: http://portal.mec.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário